Buscamos tentar mostrar a estas crianças que vivem em uma situação social precária que o dançar, cantar, escutar, observar, interagir, e se colocar através da capoeira Angola e uma forma de mostrar a sociedade que na verdade a realidade que tentamos da um olhar mas positivo. E ao mesmo tempo mantê-las dentro de uma sociedade da qual a meta de vivencia de uma criança de comunidade e cada vês menos reduzida na questão das oportunidade. A arte tem uma proposta de inclui-la a cada momento em uma visão mas ampla de mundo. Dando pra ela conteúdos em que muitas vezes são deixados passar por algumas famílias super numeradas, então através de métodos extraído da própria capoeira Angola a criança aprender a ter conteúdo com o seu próprio obstáculos. Tem um conhecimento do seu próprio erros. |
Coordenação:
O grupo esta coordenado pelo Mestre Boca do Rio Sobre o grupo:
O grupo nasce com um objetivo de manter as tradições da secular capoeira Angola desenvolvendo atividades culturais e então o grupo de capoeira Angola Zimba vem com este propósito de fazer do grupo uma escola de formação de angoleiros preocupados com estes princípios. Então dentro de nossas atividades estamos buscando fazer com que todos estejam voltados pra o resgate da capoeira enquanto movimento de tradição enfocando conteúdos que nos remete a estar discutindo e trabalhando.No decorres de todas atividades vamos estar dando de frente sempre com os debates,as aulas,os instrumentos,a convivência,o dialogo diário,o enfrentamento de coisas que a sociedade nos propõem vivenciar,e o cantar e se expressar de forma lúdica e compreendendo o outro como formador de ideias.A capoeira Angola nos proporciona estar nos colocando mas perto de valores éticos e culturais que nos alerta da maldade que a sociedade nos cobra no dia dia de vivencia com sobrevivente deste sistema. Umas das finalidades do grupo também e ter a consciência que todas as pessoas que buscam ter contatos com a a singular capoeira Angola possa ver este movimento como um meio de transformação e a capacidade de interagir, conteúdos simples e singelos que busque; pessoas pra que na medida do possível possa estar levando a responsabilidades de uma arte busque tanto nos encanta a cada momento de vivencia e ao mesmo tempo fazendo a interação com outras pessoas no propósito de tentar manter viva a tradição da capoeira Angola enquanto movimento de transformação do ser capoeirista. Estes propósitos chegam com muita ética e responsabilidades tentando manter tudo que foi passado ao longo dos tempos. As fotos do grupo:
Arquivos
December 2021
Momentos complicado nesta era em que a capoeiragem poderia esta tendo um entendimento mas bem elaborado. Mas penso que a cada momento que pessoas tem informações as mesma são ultrapassadas de tempos e ideias. Porque na verdade temos conteúdos muito melhor pra estar sendo mas compreensivos em relação a pensamentos do que poderemos fazer. A capoeira ganhou o mundo mas o mundo esta cada momento perdendo uma arte que pode mudar muito a vida de pessoas, que vivem em um mundo negro sem ideias, ou um mundo que na realidade nao se compara os idealismos dos antigos guardiães da arte. Estes passaram necessidades as quais estes novos adeptos nem sonham em passar. Os obstáculos passados por eles foram outros tempos, mas nao podemos pensar desta maneira que aqueles tempos foram outros e sim pensar que através destes poderíamos ser diferente e fazer através de gestos, aleatórios. E que podemos manter uma arte que faz parte do dia de cada pessoa que a pratica, dentro de sua ânsia de liberdade. A forma como me movo mostra na realidade o gesto Cortez ou eficaz do gesto como me vejo diante de uma sociedade opressora e devastadora e que quer apenas me destruir. E nesta arte temos que buscar estes conteúdos transformador, e nao de perpetuar o diferente do que estar. As vezes me perguntam, o que penso da nova geração de capoeristas no âmbito do fazer. Eu fico pensando me avaliando como condutor desta arte. E respondo dizendo que na verdade a nova geração esta sendo levada por mostrados de pessoas que nao tem o mínimo de capacidade de esta levando a arte pra outras pessoas, e que por se tratar apenas de ganancias financeiras ou conteúdos exóticos. E entao vamos todos estar na frente se servindo de profissionais eficaz. A capoeira de Angola nao precisa de tantos mestres, tantos contra mestres, tantos treineis e sim de pessoas que entenda que ensinar e uma forma de conduzir o outro ao mundo a qual ele mesmo nao sabe a sua dimensão. Se uma pessoa se propõem a ensinar tem que ser conduzido por uma outra que tenha didática e possa direcionar estas pessoas bem pra que ela sempre se veja como aprendiz também e nao somente como passadora ou na palavra de hoje de muitos capoeristas como profissionais. Ensinar capoeira eu penso que nao e fácil, mas nao e difícil e precisa ser também ser humano capaz de sentir e saber sentir o outro por dentro e nao somente por fora. Passar conhecimento sobre a vida nao se remete a qualquer um, tem que ter vivido pra ter isso, nao compramos em qualquer lugar sabedoria, vivemos a vida como ela e - a capoeira de Angola como transformadora e como referencia pra a vida de muitos que a necessita.
Mestre Boca do Rio |