Grupo de Capoeira Angola Zimba
  • início
  • questões da capoeira
    • Mestres >
      • os velhos guardioes
      • Mestre Boca do Rio
    • jogo da capoeira
    • palestras
    • mulheres na capoeira
    • fotos diversas
    • instrumentos
    • origem da capoeira
  • povo de santo
  • Grupo Zimba
    • sobre o grupo
    • Cartazes
    • Videos de jogos
    • projeto Mulequetu
  • nucleos do grupo
    • Salvador
    • Curitiba
    • Porto Alegre
    • Warszawa
    • Paris
    • Teresina
    • Xalapa
  • Samba de roda

2º Encontro do Grupo de Capoeira Angola Zimba

11/4/2014

Comentários

 
  Este encontro aconteceu com uma proposta de intercalar conteudos  do contexto artistico cultural  da capoeira Angola  e  o resgate das tradicoes  oriundas  da diaspora africana .
Obraz
Este evento foi no ano de 2014. A nossa ideia de fazer valer o que pensamos em relação ao movimento de transformação. Foi muito emocionante rever Mestres antigos cantando e colocando o que pensam sobre a capoeiragem até os dias de hoje. Essas imagens vão ativar a memória de quem estava presenciando momentos, idéias, pensamentos e significativas vadiagens nesses dias. A nossa luta não acabou, vamos aos poucos retomar e re-pensar essa nossa arte. Que neste momento possamos nos dedicar a lembrar dos bons momentos através das imagens.

Entao foram momentos crucias que vieram com ideias e propostas de vadiar e trocar entre pessoas que estavam naquele  momento querendo tirar proveito  tanto dos companheiros de outros grupos como do mestres que ficarm naquele momento dando a maior a tencao  aquelas pessoas que estavam buscando um entendimento mas positivo de uma raiz da capoeira que estar sendo esquecida por parte de uma geracao que a cada momento estar querendo diversificar a nossa arte em que se responde as tradicoes deixadas por pessoas que lutaram e deram suas vidas pra suporta toda eufofia do sistema daquela epoca que nao entendia a arte da capoeiragem como um movimento que devolver ao sehumano um convivio mas natural aproveitando elementos que te oferece  uma convivencia mas aberta.

A vivencia contidiana de pessoas que na medida do possivel sao vista de forma menos favorecida e que nao e devolvida por ela,  a estima de que sao parte do processo que vivemos e neste e encontro fomos mas real possivel e pensando esta arte como um elemento que pode nos proporcionar cada dia a volta a coisas que no passado foram vividos e conservados.  Trazer a enegia de elementos como referencia pra que a cada momento a pessoa possa estar se vinculando com coisas sobrenaturais e afirmar que estes elementos fazem parte de coisas positivas e que nos fortalece a cada dia e a cada momento das nossas vidas. 
  Fico muito agradecidos por ter como convidados mestres como mestre Felipe de Santo Amaro, mestre Augusto Januario, mestre Cabore, contra mestra Gege,mestre pezao que deram nestes momentos a sua energia,  O babalorixar Gilmar de Iansa que  estas pessoas que foram na verdade os afitrioes desta maginifica arte e que eles nos mostraram muita sabedoria e muita coisas que nos dias de hoje estao sendo esqucecidas e que os obstaculos sejam alcancados por todos  coisas que nos devolve a nossa fortaleza e nos apoio a cada momento nas coisas que quremos fazer.  A voces todos eu agradeco muito por estar mostrando pra todos nos estas energias positivas. Npo canto  de cada roda sabemos que estava sendo vivenciada por pessoas que no tempo passado queria vivenciar e bater palmas pra as coisas que foram feitas neste ebvento tanto no lado pratico como nas discursoes nas presencas macissa quanto aos cantos e louvor aos deuses que nos fortalece a cada momento de vida
Comentários

10° Aniversário do Grupo Zimba - Porto Alegre

7/4/2014

Comentários

 
Picture
Camaradas!

Venha comemorar com a gente os 10 anos do Grupo de Capoeira Angola Zimba em Porto Alegre! Será uma semana de muita capoeira com várias atividades!!
Iniciam na próxima terça (8 de abril) as comemorações de 10 anos do Grupo de Capoeira Angola Zimba em Porto Alegre.
Teremos roda de capoeira angola, seminário, bate-papo, vídeos e oficinas com Mestre Boca Do Rio.


Programação:
8.04 -13.04.2014

Terça – 08/04 Entrada Franca
19h - Abertura e inscrições
19h30 - Palestra: Na Volta ao Mundo - Dez anos de Zimba/POA - Me. Boca do Rio
20h - Roda de Abertura
21h - Coquetel

Quarta – 09/04
19h - Mostra de vídeos
19h30 - Seminário: Imagens do Século XIX de Africanos e Afrodescendentes no Brasil de Debret e Rugendas – Aluna Milene Buendia
20h15 - Aula de movimento

Quinta – 10/04
19h - Mostra de vídeos
19h30 - Aula de movimento
21h - Aula de instrumento: Os Segredos do Berimbau

Sexta – 11/04
19h30 - Roda de aniversário

Sábado – 12/04
10h - Aula de movimento
12h - Almoço
13h30 - Aula de instrumento: Os Segredos do Berimbau
15h - Aula de movimento
17h - Roda / aula

Domingo – 13/04
10h - Aula de movimento
12h - Almoço
13h30- Aula de instrumento: Os Segredos do Berimbau
15h - Palestra: O Ser Capoeirista – Me. Boca do Rio
17h - Roda de encerramento – Entrada Franca

Na Cia de Artes: Andradas,1780 - Centro Histórico
Inscrições antecipadas: 9214 6846 ou zimbapoars@gmail.com
Investimento de R$ 100,00 para as oficinas

Comentários

    Mestre Boca do Rio

    Imagem
    Mestgre boca do rio iniciou a sua trajetoria no forte de santos Antonio No GCAP ( grupo de capoeirfa Angola Pelourinho desde entao treino desde os dias de hoje.    de 1983 vate os dias de hoje. 

    Somos pensadores e neste jeito de ver as coisas nos referimos a um meio de lidar com a arte de forma diferente porque acreditamos que a valorização de valores e procedimentos de resgate da ancestralidade nos remete a guarda coisas que no futuro tem um modo de passar e interagir de forma diferente e mas bem elaborada.  O lado da animação feita pelos dançarinos no remete a um modo de ver e sentir a arte de forma que percebemos que nos manteremos sempre atentos aos princípios éticos e culturais. No entanto percebemos que através do entendimento adquirimos conteúdos pra tentar entender todo o processo que o negro sofreu na época da transformar de povos livres pra povos escravizados.

    Archivos do blog

    Novembro 2021
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Fevereiro 2019
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Abril 2017
    Outubro 2016
    Abril 2016
    Janeiro 2016
    Novembro 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Outubro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Dezembro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Maio 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Fevereiro 2012
    Setembro 2011
    Maio 2011
    Abril 2011
    Dezembro 2010
    Maio 2010
    Abril 2010
    Março 2010
    Fevereiro 2010
    Abril 2009


    A vida nos aprisiona e nos mostras que podemos lutar contra um sistema que nos coloca cada vês mas um sentimento de escravidão. A nossa forca e a vontade de seguir enfrente nos mostra um lado mas positivo que temos pra enfrentar qualquer tipo de opressão ou negação, que estamos sujeitos a estar vivendo. Pois teremos na frente pessoas que lutam ou que lutaram pra que todos tivesse igualdade de ir de vim,de falar, de se defender, de lutar, de se sentir como se humano, e deste povo que eu mesmo faço parte. A escravidão no tempo passado não foi um bom negocio pra ninguém talvez sim pra o sistema que queria ter o controle das coisas todas, mas isso foi apenas uma poeira que voo em um certo momento da vida daqueles que vivenciaram realmente o sofrimento de não ter direito a ser visto como seres humano e suas igualdades eram negadas. Vivenciar a luta contra a opressão a desigualdade social e racial e um dever de todos. Vamos a luta povo que tem no coração a vontade de viver em um mundo mas social com direitos pra todos sem distinção de cor credo ou religião ou nação, sendo digno de valor. E viva um homem que sempre lutou pelos direitos do povo e da vida social e que foi preso humilhado massacrado mas mesmo assim ele nunca deixou de acreditar que um dia isso tudo iria virar historia mas que isso foi real e continua prevalecendo nos tempos de hoje. E lutou tanto que ate chegou a um cargo maioritário de presidente e símbolo de uma nação que neste mundo ainda sente na pele as discriminação por ser negro e sobrevivente deste mundo que viva Nelson Mandela um exemplo de homem que lutou por um democracia mas limpa e social, que Deus e os orixás continuei iluminando os seus caminhos e de vida eterna a este símbolo da negritude e com muitas lágrimas que o mundo e principalmente a África o qual precisou muito dele enquanto monarca patriarca pra que seus otimismo continuassem a ser visto.
    ​
    ​Bem eu venho aqui por meios deste meio de comunicaçao tentar falar um pouco sobre nossas raizes;o mundo nao a cabou na era dos pesquisadores metedorologistas e tambem da era maia.Mas eu veijo que no mundo da capoeiragem esta a cabando algumas coisas como tradicao oralidade e compromisso com os resgates da sincular capoeiragem.Bem na verdade eu estava pensando este tempo e fiquei ainda mas preocupado porque nao estamos querendo forma nova geraçao que nao quer ter comprimisso com a capoeiragem e ainda mas trazendo coisas absurdas como movimento novo o qual nao sou contra a isso mas tudo tem seu momento pra a contecer e na forma que a capoeiragem angolana esta nao veijo este momento pra isso.E sim uma geraçao que vise a imagem da capoeiragem como era antigamente por exemplo voces imaginam que todos os mestres sofreram um ataque brutal da comunidade exploradora e todos os mestres tiveram um final horrivel em relaçao ao reconhecimento dos valores que eles herdaram quando ainda estavam vivos.Poucos os mestres que viveram na favela conseguira se livrar desta situaçao e os que nao conseguiram foram ainda mas explorados;nos tempos de hoje eu veijo treneis, contra mestre e ate mestres que nao viveram e nem querem ter a esperiencia de saber o que é viver em uma favela e pra mim é a onde se aprende toda a maladragem desta capoeiragem a qual esta hoje mas pura de coisas novas e nao tem um valor que os mestres antigos tinham naquela epoca.Hoje as historias dos novos mestres treneis e contra mestres se resumem em abudancia de riquezas centralizadas na miseria que os mestres antigos tiveram.Pra mim pra ser um contra mestres e estar ensinando capoeira Angola tem que no minimo ter vivido no Brasil e aprender um pouco do povo e da sua tradicao e ir viver na favela pra sentir o é ser capoerista de verdade. E nao se resumir em um mundo de flores os quais tem tambem ses problemas nao é completam,ente diferente destes que eu acabei de citar e pensar dique algunsd mestre falam que estao aptos a ensinar e ja pensam que ja esta preparado pra ensinar capoeira estamos formalizando mestres e contra .Olha eu tenho hoje tres treneis e se fosse nos tempos de hoje eu nao formaria tres, talves um e assim mesmo eu estaria ainda pensando se eu estaria fazendo isso.A capoeira e o candomble cada um tem ses segredos e estes segredos estao sendo desvelados de forma aberta de mas,nos tempos antigos nao se sabia tanto teria que esta bastante atento no que voce teria que aprender e hoje ate se formam mestres e contra mestre sem saber falar a ligua da arte
Powered by Create your own unique website with customizable templates.