Grupo de Capoeira Angola Zimba
  • início
  • questões da capoeira
    • Mestres >
      • os velhos guardioes
      • Mestre Boca do Rio
    • jogo da capoeira
    • palestras
    • mulheres na capoeira
    • fotos diversas
    • instrumentos
    • origem da capoeira
  • povo de santo
  • Grupo Zimba
    • sobre o grupo
    • Cartazes
    • Videos de jogos
    • projeto Mulequetu
  • nucleos do grupo
    • Salvador
    • Curitiba
    • Porto Alegre
    • Warszawa
    • Paris
    • Teresina
    • Xalapa
  • Samba de roda

A volta que o mundo deu e a volta que o mundo da

5/5/2013

Comentários

 
Muitas coisas estar mudando neste meio da capoeiragem,no entanto o que devemos estar fazendo pra tentar conservar as raizes visto que. Cada um estar mas interessados na sua própria escola e no seu proprio grupo e sabemos  que o idealismo e de todos que buscar tentar entender esta arte e de fazer dela uma arte mas vontada, aos valores éticos e culturais, e entao eu penso que os tempos esta passando e as ideias vão ficando para trás e algumas promessas de alguns capoeristas (mestres contra mestres Treneis Professores) que pelo menos pensam e ficam apenas na palavras pois não temos na realidade nada e nem um órgão, que nos apoiem nesta luta. 

E entao se a gente não tomar como base os nossos próprios esforço vamos parar a onde não queremos. E aos poucos vimos que nada vão acontecer e vai passando o tempo e as ideias vai ficando cada ves longe dos objetivos.Pois vimos que cada momento a arte estar sendo esticada de forma absurda, e se esticar muito vamos acabar perdendo a ponta da corda e nao vamos saber exatamente a onde estar o começo da historia como ja estar a contecendo quando se fala de movimentos novos que não passa de variações vinda de um simples base mas querem dar outros nomes pra tentar desemificar a tradição, e isso tudo de uma geracao que nao tem conhecimento do que seja tradições e  que não estar preocupada  com a capoeira tradicional e então o que vamos estar fazendo para parar este tipo de coisa pois o que vamos presenciar daqui a uns anos e uma capoeira competitiva igual a outras modalidades de artes márcias orientais coisa que ja estar a contecend,e que tem apenas como objetivos esfraquecer (o outro) através da porrada e que os movimentos belos vão deixar de existir. Então eu pergunto aos que se preocupa o que devemos estar fazendo?

A capoeira Angola que agente tinha a mas ou menos 20 anos atrás e olha que eu nem vou falar da capoeiragem de antigamente estou falando de um período mas recente desta arte.Pois ai eu iria estar sendo injusto e um pouco exagerado, porque eu sei que aos poucos ao longo dos anos que vai  passando vamos evoluindo mas esta evolução da capoeiragem a nível de confronto estar em um processo muito acelerado e entendo que toda arte com o passar do tempo sofre transformações,mas que no nosso caso, falando da capoeira Angola estar havendo uma transformação muito dura. Então eu penso que se todo mestre, contra mestre, e professores ou qualquer pessoa que estar no processo de passar conhecimento da capoeiragem tem que estar sabendo passar porque eu acredito que quem e responsável por esta arte estar sendo feita desta maneira são estas pessoas que ensinam e não os que estão aprendendo.

Sabe porque na minha época toda coisa que era feita errada dentro da roda agente era chamado atenção e recebia um certa punição daquela pessoa ficar na roda pensando sobre os erros que tinha cometido mas nos tempos de hoje eu vejo os alunos sendo incentivados a fazer tal coisa absurda. Claro os tempo passam e nao vamos mas punir alunos como era feito antigamente mas pelo menos que todos saibam que a capoeira tem regras e valores e que necessita dar uma volta a tras e tentar pensar um pouco nas coisas que estão fazendo pois jogar por jogar qualquer um faz mas jogar como deve ser ninguém quer mas aceitar. Olha, todo pai, quando ele e um grande pai, ele vai ter grandes filhos, se e um mal pai vai ter maus filhos e a nossa arte estar dividida nestes problemas familiares.
Comentários

    Mestre Boca do Rio

    Imagem
    Mestgre boca do rio iniciou a sua trajetoria no forte de santos Antonio No GCAP ( grupo de capoeirfa Angola Pelourinho desde entao treino desde os dias de hoje.    de 1983 vate os dias de hoje. 

    Somos pensadores e neste jeito de ver as coisas nos referimos a um meio de lidar com a arte de forma diferente porque acreditamos que a valorização de valores e procedimentos de resgate da ancestralidade nos remete a guarda coisas que no futuro tem um modo de passar e interagir de forma diferente e mas bem elaborada.  O lado da animação feita pelos dançarinos no remete a um modo de ver e sentir a arte de forma que percebemos que nos manteremos sempre atentos aos princípios éticos e culturais. No entanto percebemos que através do entendimento adquirimos conteúdos pra tentar entender todo o processo que o negro sofreu na época da transformar de povos livres pra povos escravizados.

    Archivos do blog

    Novembro 2021
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Fevereiro 2019
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Abril 2017
    Outubro 2016
    Abril 2016
    Janeiro 2016
    Novembro 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Outubro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Dezembro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Maio 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Fevereiro 2012
    Setembro 2011
    Maio 2011
    Abril 2011
    Dezembro 2010
    Maio 2010
    Abril 2010
    Março 2010
    Fevereiro 2010
    Abril 2009


    A vida nos aprisiona e nos mostras que podemos lutar contra um sistema que nos coloca cada vês mas um sentimento de escravidão. A nossa forca e a vontade de seguir enfrente nos mostra um lado mas positivo que temos pra enfrentar qualquer tipo de opressão ou negação, que estamos sujeitos a estar vivendo. Pois teremos na frente pessoas que lutam ou que lutaram pra que todos tivesse igualdade de ir de vim,de falar, de se defender, de lutar, de se sentir como se humano, e deste povo que eu mesmo faço parte. A escravidão no tempo passado não foi um bom negocio pra ninguém talvez sim pra o sistema que queria ter o controle das coisas todas, mas isso foi apenas uma poeira que voo em um certo momento da vida daqueles que vivenciaram realmente o sofrimento de não ter direito a ser visto como seres humano e suas igualdades eram negadas. Vivenciar a luta contra a opressão a desigualdade social e racial e um dever de todos. Vamos a luta povo que tem no coração a vontade de viver em um mundo mas social com direitos pra todos sem distinção de cor credo ou religião ou nação, sendo digno de valor. E viva um homem que sempre lutou pelos direitos do povo e da vida social e que foi preso humilhado massacrado mas mesmo assim ele nunca deixou de acreditar que um dia isso tudo iria virar historia mas que isso foi real e continua prevalecendo nos tempos de hoje. E lutou tanto que ate chegou a um cargo maioritário de presidente e símbolo de uma nação que neste mundo ainda sente na pele as discriminação por ser negro e sobrevivente deste mundo que viva Nelson Mandela um exemplo de homem que lutou por um democracia mas limpa e social, que Deus e os orixás continuei iluminando os seus caminhos e de vida eterna a este símbolo da negritude e com muitas lágrimas que o mundo e principalmente a África o qual precisou muito dele enquanto monarca patriarca pra que seus otimismo continuassem a ser visto.
    ​
    ​Bem eu venho aqui por meios deste meio de comunicaçao tentar falar um pouco sobre nossas raizes;o mundo nao a cabou na era dos pesquisadores metedorologistas e tambem da era maia.Mas eu veijo que no mundo da capoeiragem esta a cabando algumas coisas como tradicao oralidade e compromisso com os resgates da sincular capoeiragem.Bem na verdade eu estava pensando este tempo e fiquei ainda mas preocupado porque nao estamos querendo forma nova geraçao que nao quer ter comprimisso com a capoeiragem e ainda mas trazendo coisas absurdas como movimento novo o qual nao sou contra a isso mas tudo tem seu momento pra a contecer e na forma que a capoeiragem angolana esta nao veijo este momento pra isso.E sim uma geraçao que vise a imagem da capoeiragem como era antigamente por exemplo voces imaginam que todos os mestres sofreram um ataque brutal da comunidade exploradora e todos os mestres tiveram um final horrivel em relaçao ao reconhecimento dos valores que eles herdaram quando ainda estavam vivos.Poucos os mestres que viveram na favela conseguira se livrar desta situaçao e os que nao conseguiram foram ainda mas explorados;nos tempos de hoje eu veijo treneis, contra mestre e ate mestres que nao viveram e nem querem ter a esperiencia de saber o que é viver em uma favela e pra mim é a onde se aprende toda a maladragem desta capoeiragem a qual esta hoje mas pura de coisas novas e nao tem um valor que os mestres antigos tinham naquela epoca.Hoje as historias dos novos mestres treneis e contra mestres se resumem em abudancia de riquezas centralizadas na miseria que os mestres antigos tiveram.Pra mim pra ser um contra mestres e estar ensinando capoeira Angola tem que no minimo ter vivido no Brasil e aprender um pouco do povo e da sua tradicao e ir viver na favela pra sentir o é ser capoerista de verdade. E nao se resumir em um mundo de flores os quais tem tambem ses problemas nao é completam,ente diferente destes que eu acabei de citar e pensar dique algunsd mestre falam que estao aptos a ensinar e ja pensam que ja esta preparado pra ensinar capoeira estamos formalizando mestres e contra .Olha eu tenho hoje tres treneis e se fosse nos tempos de hoje eu nao formaria tres, talves um e assim mesmo eu estaria ainda pensando se eu estaria fazendo isso.A capoeira e o candomble cada um tem ses segredos e estes segredos estao sendo desvelados de forma aberta de mas,nos tempos antigos nao se sabia tanto teria que esta bastante atento no que voce teria que aprender e hoje ate se formam mestres e contra mestre sem saber falar a ligua da arte
Powered by Create your own unique website with customizable templates.