Grupo de Capoeira Angola Zimba
  • início
  • questões da capoeira
    • Mestres >
      • os velhos guardioes
      • Mestre Boca do Rio
    • jogo da capoeira
    • palestras
    • mulheres na capoeira
    • fotos diversas
    • instrumentos
    • origem da capoeira
  • povo de santo
  • Grupo Zimba
    • sobre o grupo
    • Cartazes
    • Videos de jogos
    • projeto Mulequetu
  • nucleos do grupo
    • Salvador
    • Curitiba
    • Porto Alegre
    • Warszawa
    • Paris
    • Teresina
    • Xalapa
  • Samba de roda

 Feliz 2014 a todos 

8/12/2013

Comentários

 
Ola a todos feliz 2014 que todos que estão acessando este site tenha muitos sucessos neste novo ano que vai começar e que possamos ter a capoeira Angola como marco crucial pra que possamos desenvolver ideias, aprendizagem e um veiculo ainda melhor de comunicação e resgate de valores éticos culturais; que todos que estão na medida do possível dando aulas ou tendo contatos diretos ou indiretos, possa estabelecer um vinculo de preservação desta magnifica arte, que  proporciona alegrias e prazeres e um olha mas amplo dentro da roda e na vida ok.  O sabedor pensa que sabe porque dentro dele existe uma coisa chamada de ego mas ele mesmo não percebe que esta doente por dentro e que o mundo de hoje nao podemos mas estar pensando como individualista.

Porque na verdade nada sabemos, e o que poderemos estar aprendendo tem que ser forma positiva e sempre  sendo havaliada seus principios e metodos  e vendo erros que podem ser cometidos ao longo do tempo e aos poucos retomamos  algumas bases a qual nao estamos ai havaliando o individualismo e sim o conjunto de ideias relativas de todos que estão com os meus objetivos mas ao mesmo tempo tem que se deixar levar pelos conhecimentos dos outros e na medida do possível tentar tirar proveito o máximo da coisas boas que  podera  estar aprendendo e com isso ir levando  o barco em maré mansa pra que um dia este barco esteja em alto mar e mesmo estando em alto mar tera  que continuar sendo a mesma pessoa que eu era quando a maré estava baixa e pouco a pouco ir dando  as mãos pra que o outro possa estar subindo também no mundo da capoeiragem porque o dialogo corporal consistem em estar jogando com o outro e este jogar tera  que tomar cuidado e cuidar  de Sir  e do outro e de forma lúdica e objetiva e responsável e não de qualquer forma como se o principal objetivo fosse a exibição exagerada

Um grupo consiste  na  interação de pelo menos  um conjunto de pessoas que tentam trabalhar por um mesmo objetivo.  No entanto, num mundo cada vez mais global e sobretudo nos meios urbanos, é um sentimento crescente. E assim, limitada pelo excesso a pessoa desaprende a arte de comunicar-se. A relação implica dar-se e respeitar-se, receber e respeitar e essas são tarefas geradoras de conflito mas que estes conflitos podem ao longo do tempo oferecer resultados positivos aos andamentos dos trabalhos . A comunicação e a partilha de emoções são indispensáveis a uma relação saudável. A capacidade de ouvir e aprender com o outro na resolução de conflitos fazem a qualidade da relação.
Comentários

    Mestre Boca do Rio

    Obraz
    Mestre Boca do Rio, iniciou sua trajetória na capoeira Angola no ano de 1983, ainda adolescente,no mesmo grupo onde mais tarde se tornaria contramestre (GCAP),localizado no tradicional bairro de santo  Antonio Além do Carmo – Pelourinho, Salvador. Apesar da difícil realidade o jovem Marcelo, encontrou na capoeira mecanismos para fugir dos obstáculos que naquela época fazia parte do cotidiano dos meninos de periferia (drogas, desemprego, genocídio etc...) fatos  que ate hoje abalam as famílias negras  de periferia em Salvador. Em 2007, teve o seu trabalho reconhecido  pela comunidade da capoeira no evento chamado `Malungos Companheiros de Viagem´.
    Boca do Rio, inquieto com a falta de perspectiva de futuro dos meninos de sua comunidade cria o Grupo de Capoeira Angola Zimba em 28 de janeiro de 1998 com o propósito de intervir na realidade do lugar onde cresceu e de difundir a tradição da Capoeira Angola. Além do trabalho em Pituassu, ele passou desde de 2007 em diversas ONGS atuando como Arte educador e escolas publicas e privadas, ministrou oficinas em países como: Estados Unidos, México, Polônia, Israel, Suécia, Alemanha, Franca, Espanha, Áustria, Noruega, Portugal, Nigéria Itália, Inglaterra etc...
    Com o intuito de conservar a tradição da Capoeira Angola, e expandir a filosofia da capoeira estimulou e se viu estimulado a ampliar o grupo Zimba a outras partes do Brasil e no mundo , hoje a família Zimba esta também em São Luis do Curou- Ceará, no Sul do Brasil  (Porto Alegre, Curitiba) e em países como Polônia e Franca e mexico.
    Hoje um de seus maiores estímulos para seguir em frente e continuar levantando a arte  da capoeira é o trabalho do Grupo Zimba com crianças em situação de risco na sua comunidade, por reconhecer a capoeira como importante ferramenta de transformação, já que antes essa arte havia transformado a vida do então Mestre.  



    ddd

    Até a estas época recentes, o termo capoeira tinha um sentido muito contraditorio porque ainda se previa que esta arte facilitava ao praticante como meio de elaboracao . Embora tivesse outros termos portugueses para tal fim, serviu para designar as pessoas que viviam por meios incertos, usando da violência para controlar um território, para extorquir dinheiro ou mantimentos, para proteger negócios ilícitos como os dos jogos de dinheiro, do contrabando ou da prostituição, para servir em troca de dinheiro ou de favores os fins privados ou os objetivos políticos de padrões poderosos. Em consequência, serviu para denegrir e insultar adversários.
    Somos pensadores e neste jeito de ver as coisas nos referimos a um meio de lidar com a arte de forma diferente porque acreditamos que a valorização de valores e procedimentos de resgate da ancestralidade nos remete a guarda coisas que no futuro tem um modo de passar e interagir de forma diferente e mas bem elaborada.  O lado da animação feita pelos dançarinos no remete a um modo de ver e sentir a arte de forma que percebemos que nos manteremos sempre atentos aos princípios éticos e culturais. No entanto percebemos que através do entendimento adquirimos conteúdos pra tentar entender todo o processo que o negro sofreu na época da transformar de povos livres pra povos escravizados.

    Archivos do blog

    Março 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Fevereiro 2019
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Abril 2017
    Outubro 2016
    Abril 2016
    Janeiro 2016
    Novembro 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Outubro 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Dezembro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Maio 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Fevereiro 2012
    Setembro 2011
    Maio 2011
    Abril 2011
    Dezembro 2010
    Maio 2010
    Abril 2010
    Março 2010
    Fevereiro 2010
    Abril 2009


    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.